Foto: Divulgação/ IST
O Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina completa 30 edições em 2019. É um dos mais importantes eventos da vela oceânica do paÃs, reunindo embarcações de vários estados brasileiros.
Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, as águas de Jurerê Internacional, em Florianópolis, recebem os veleiros, que disputam circuitos de aproximadamente 40 milhas náuticas.
A regata abre o calendário náutico de eventos do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha. Os participantes só conhecem o percurso no dia das provas.
O Itajaà Sailing Team, que levou Troféu Fita Azul no ano passado e ainda a segunda colocação geral, está confiante em mais uma boa atuação na primeira etapa do ano.
"O time não vai medir esforços para superar os resultados do ano passado, afinal, as provas reúnem as principais embarcações de vela oceânica do paÃs e nós estamos com uma equipe muito bem entrosada e um barco de excelente nÃvel técnico”, explica Alexandre Antonio dos Santos, manager do IST.
O Itajaà Sailing Team disputa o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina com um barco projetado pelo argentino Javier Soto Acebal.
Considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, o Soto40 é um barco planador construÃdo em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.